Robô de Albert Einstein usado em estudo de imitações faciais

 


Um robô com a aparência do físico Albert Einstein foi criado para um estudo sobre mímica facial. Com ele, o psicólogo Piotr Winkielman, da Universidade da Califórnia, descobriu que os humanos tendem a imitar a expressão facial de outros, segundo informações do Mashable.

Foi observado pelos pesquisadores a interação dos estudantes com o robô, imitando espontaneamente as expressões faciais do androide, mesmo sabendo que o robô era artificial e até quando se sentiam desconfortáveis na presença dele. Uma peculiaridade humana já observada em macacos.

Quando as pessoas sorriem, outros tendem a sorrir também. Em outras palavras, essa resposta de empatia é tão forte nos seres humanos, que eles até copiam instintivamente a expressão de um robô.

A conclusão do estudo foi que a tecnologia moderna pode produzir androides que além de parecer com seres humanos, também podem ter expressões faciais, podendo fazer com que os humanos os imitem. Havendo assim diversas tipos de tentativa de levar robôs humanoides para a área saúde, indústria de serviços e para construção de casas regulares.

Abaixo vou deixar duas demonstrções em vídeo do robô do Albert: Uma monstrando-o interagindo com as pessoas e outro monstrando por inteiro e em movimento.








Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/robos/robo-igual-a-albert-einstein-e-usado-para-estudo-nos-eua,4a40377941a67410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

    Choose :
  • OR
  • To comment
Nenhum comentário:
Write comentários