Celulares com Android estariam com malware instalados de fábrica, diz Avast

 


Especialistas da Avast identificaram uma série celulares com Android vendidos com malwares instalados pelos fabricantes. Segundo a empresa de segurança, centenas de modelos de smartphones diferentes da ZTE, Archos e myPhone são afetados pela prática, que pode se manifestar principalmente em anúncios publicitários intrusivos e aleatórios.

Os profissionais ressaltam ainda que, como os malwares estão instalados no próprio sistema, a remoção se torna muito difícil, mesmo para usuários com conhecimentos avançados.

Um usuário com um celular afetado em mãos encontraria uma série de anúncios publicitários bem invasivos, aparecendo nas telas da interface do Android – e não dentro do âmbito de um aplicativo qualquer. Segundo a Avast, caso o usuário ceda à uma oferta e instale um app ou jogo oferecido pelos anúncios, as coisas podem piorar bastante: a instalação do app oferecido pode carregar ainda mais adwares (malwares direcionados para a distribuição de anúncios publicitários).

O mecanismo de acionamento desses aplicativos maliciosos envolve o disparo de uma requisição via rede para a instalação de pacotes a partir da primeira inicialização do celular pelo usuário.

O estudo também mostrou que os malwares são extremamente sofisticados. De acordo com a Avast, eles carregam estruturas de divulgação de publicidade usadas pelo Google, Facebook e Baidu, e são capazes de identificar a presença de antivírus instalados no celular – situação na qual o malware entra num modo de operação de baixa atividade para não ser detectado.

Ações de combate


A distribuição dos anúncios irregulares pelos adwares se dá por meio de conexão com a internet e a Avast afirma que foi capaz de derrubar o servidor responsável por distribuir esse conteúdo. Entretanto, depois de algum tempo, um novo servidor entrou no ar.

O pessoal da Avast também declarou que entrou em contato com o Google sobre o problema. A posição da gigante de Mountain View é a de usar políticas de monitoramento e segurança que fazem parte da Google Play Store para identificar esses problemas e desabilitar os malwares antes que eles tenham tempo de causar danos.

Como evitar os malwares

No geral, há boas práticas para que você evite dores de cabeça e infecções de vírus no seu celular. A principal delas é evitar baixar e instalar aplicativos de fontes duvidosas e procurar instalar novos apps apenas a partir da loja oficial do Google. Outra precaução importante é rodar um antivírus no celular de tempos em tempos.

Fonte: TechTudo

    Choose :
  • OR
  • To comment
Nenhum comentário:
Write comentários