Brasil terá cabo submarino até a Europa que pode evitar espionagem
A expectativa é de que ele ajude a aumentar a velocidade de transmissão e barateie os custos da internet no Brasil. Além disso, ele vai ajudar a desafogar o único cabo que liga Brasil e Europa. Outro benefício é que menos dados vão passar pelos EUA – o que pode significar menos informações descobertas pelas agências de segurança –, já que existem outros quatro cabos submarinos intercontinentais, todos vão até os EUA.O investimento será feito por uma empresa de capital misto, formada pela Telebras (Telecomunicações Brasileiras), que terá 35% das ações, e pela espanhola IslaLink Submarine Cables, que vai contar com 45% dos papeis da companhia – ainda haverá 20% de fundos de investimentos. A estimativa é de que as obras custem US$ 185 milhões (cerca de R$ 435 milhões, de acordo com a cotação atual do dólar).
Nesta quarta, a Telebrás também anunciou a parceria com as empresas Silica Networks Argentinan S.A. e Silica Networks Chile S.A. para a construção de uma rede de fibra óptica ligando Brasil, Argentina e Chile, o que vai possibilitar que a Telebras tenha acesso às redes na costa do Pacífico.
Ligação com a Europa já havia sido cogitada
A ligação direta entre o Brasil e o continente europeu já havia sido cogitada em outubro de 2013. Também foi mencionada uma conexão com a África é uma rede de fibra óptica interligando os 12 países da América do Sul, chamada de “anel óptico sul”. “Não faz sentido que uma conexão entre Brasil e Uruguai tenha que passar por Miami, EUA”, ironizou na época o Secretário de Telecomunicações do Ministério da Comunicação, Maximiliano Martinhão.Fonte: http://www.baboo.com.br/corporativo/brasil-tera-cabo-submarino-ate-europa-que-pode-baratear-internet/
Nenhum comentário:
Write comentários