Brasil terá cabo submarino até a Europa que pode baratear a internet

 

O Brasil terá cabo submarino até a Europa, que sairá de Fortaleza – CE e irá até Lisboa, capital de Portugal. Esse será o segundo equipamento que ligará o país ao Velho Continente, o primeiro faz o mesmo caminho. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15) pelo Ministério das Comunicações. A previsão é de que as obras durem 18 meses e o cabo comece a funcionar em 2016.
Brasil terá cabo submarino até a Europa que pode baratear a internet

 

Brasil terá cabo submarino até a Europa que pode evitar espionagem

A expectativa é de que ele ajude a aumentar a velocidade de transmissão e barateie os custos da internet no Brasil. Além disso, ele vai ajudar a desafogar o único cabo que liga Brasil e Europa. Outro benefício é que menos dados vão passar pelos EUA – o que pode significar menos informações descobertas pelas agências de segurança –, já que existem outros quatro cabos submarinos intercontinentais, todos vão até os EUA.
O investimento será feito por uma empresa de capital misto, formada pela Telebras (Telecomunicações Brasileiras), que terá 35% das ações, e pela espanhola IslaLink Submarine Cables, que vai contar com 45% dos papeis da companhia – ainda haverá 20% de fundos de investimentos. A estimativa é de que as obras custem US$ 185 milhões (cerca de R$ 435 milhões, de acordo com a cotação atual do dólar).
Nesta quarta, a Telebrás também anunciou a parceria com as empresas Silica Networks Argentinan S.A. e Silica Networks Chile S.A. para a construção de uma rede de fibra óptica ligando Brasil, Argentina e Chile, o que vai possibilitar que a Telebras tenha acesso às redes na costa do Pacífico.


Ligação com a Europa já havia sido cogitada

A ligação direta entre o Brasil e o continente europeu já havia sido cogitada em outubro de 2013. Também foi mencionada uma conexão com a África é uma rede de fibra óptica interligando os 12 países da América do Sul, chamada de “anel óptico sul”. “Não faz sentido que uma conexão entre Brasil e Uruguai tenha que passar por Miami, EUA”, ironizou na época o Secretário de Telecomunicações do Ministério da Comunicação, Maximiliano Martinhão.


Fonte: http://www.baboo.com.br/corporativo/brasil-tera-cabo-submarino-ate-europa-que-pode-baratear-internet/

    Choose :
  • OR
  • To comment
Nenhum comentário:
Write comentários