O Mercado Livre mudou ao longo dos anos e simplificou o processo de compra online, mas ainda pode confundir usuários novatos. Além de contar com termos próprios, como “frete expresso” (o famoso Sedex) e “Mercado Pago”, o site requer cuidado especial para pesquisar vendedores confiáveis.
A vantagem é que, após algumas precauções (especialmente com jogos), fica fácil adquirir produtos que vão de celulares a roupas por um preço convidativo. Veja no tutorial como comprar sem dor de cabeça no Mercado Livre.
Passo 1. A primeira providência é procurar por vendedores com boa reputação no site. As categorias se baseiam sobretudo nas avaliações de seus clientes, em uma qualificação que aumenta conforme o volume de negociações realizadas. Os melhores são marcados com as medalhas MercadoLíder (60 ou mais vendas), MercadoLíder Gold (280 ou mais vendas) ou MercadoLíder Platinum (mais de 871 vendas).
É também importante dar preferência para vendedores que aceitam Mercado Pago, o sistema de pagamento nativo do Mercado Livre. Ao selecionar essa alternativa de transação, a plataforma fica responsável por intermediar a entrega do dinheiro ao vendedor, que só ocorre se o comprador realizar uma qualificação positiva ao final do processo.
Todas essas informações são disponibilizadas na página do produto, portanto, leia com atenção a descrição do item que deseja comprar e os dados do perfil do vendedor.
Passo 2. Você pode saber detalhes adicionais por meio do campo de perguntas integrado à página do produto no Mercado Livre. É aconselhável aguardar a resposta do vendedor antes de prosseguir com a compra.
Passo 3. Tendo decidido pela compra do produto, assinale a opção “Comprar agora”, ao lado da imagem do item, para iniciar o processo – a aquisição de fato só será realizada mais tarde.
Passo 4. No começo do processo de compra, é preciso definir o endereço de destino do produto para calcular frete e prazo de entrega. Se você já tiver um endereço cadastrado ao seu perfil, o campo já estará preenchido automaticamente. Caso contrário é possível clicar em “Adicionar novo endereço” ou “Enviar para outro endereço” para mudar o destino da compra.
Passo 5. Definido o endereço, o Mercado Livre Brasil irá mostrar opções de frete com preço e prazo. Os valores mudam conforme ofertas do vendedor e vantagens oferecidas a clientes que acumulam pontuação no site. Para encomendas pequenas, encaminhadas pelos Correios, o frete “Normal” é PAC e o “Expresso” é Sedex.
Passo 6. Avance para escolher um cartão já adicionado à sua conta do site ou selecionar outras formas de pagamento. O Mercado Livre aceita cartões Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Elo e Diners Cluba, além do plástico emitido pelo próprio ML. O site também permite pagar com boleto ou com o saldo do Mercado Pago.
Passo 7. Na sequência, o usuário poderá informar o CPF que deseja incluir na Nota Fiscal. A função é útil quando a compra é um presente. Preencha a informação e selecione “Continuar” para seguir ao próximo passo do processo.
Passo 8. Revise endereço e prazo de envio, forma de pagamento e o preço detalhado da compra. Ao final, se nada precisar ser corrigido, conclua a ação em “Confirmar a compra”, no canto inferior direito da tela.
A confirmação do pagamento ocorre imediatamente via transferência do Mercado Pago e pode acontecer na hora para pagamentos com cartão de crédito, embora o prazo nesse último caso dependa também da aprovação do banco. Compras realizadas com boleto levam de um a dois dias úteis para serem identificadas.
Passo 9. Após a confirmação da compra, o Mercado Livre abre uma janela de chat entre o comprador e o vendedor. Por lá, é possível obter informações adicionais, como o código de rastreio do produto nos Correios. A qualquer momento o usuário pode acompanhar o status da transação na opção “Compras” do menu principal.
Fonte: TechTudo
Nenhum comentário:
Write comentários