JBL Link Bar é uma soundbar inteligente lançada esta semana, que é fruto da parceria da empresa com a Google. Seu principal diferencial é vir embarcada com a Google Assistente e o Android TV. Além de configurações robustas e som de qualidade, o aparelho deve chegar ao mercado inaugurando uma nova categoria: a das barras de som inteligentes. Por ser smart, a Link Bar é capaz de ouvir comandos de voz do usuário e executar funções na televisão e em outros dispositivos conectados.
O TechTudo acompanhou a apresentação do dispositivo durante a Google I/O 2018 e responde, a seguir, cinco perguntas com as informações que já estão disponíveis sobre preço, lançamento e configurações do produto.
É uma soundbar de qualidade?
O design do aparelho é fino e bem parecido ao de outras soundbars e ele se enquadra perfeitamente abaixo da TV, como mostra a foto. Os botões que ficam na parte de cima cima têm funções de ligar e desligar, aumentar e diminuir o volume, Bluetooth e um que serve para trocar manualmente o dispositivo conectado à barra de som. Também há dois microfones embutidos.
Atrás ficam as entradas HDMI – quatro no total – com suporte, inclusive, a conteúdo em 4K. A Link Bar tem 100W de potência e suporta um subwoofer de 200 W, que não estará incluído no pacote, mas pode ser útil para quem quer aumentar a sensação de ter um cinema em casa.
Ainda não há muitos detalhes sobre as configurações da soundbar, mas, como a JBL é uma empresa de áudio, é esperado que ela conte com boa qualidade e cumpra bem sua função.
Junto com a barra de som, virá um controle (ainda não disponível na demonstração) que terá um microfone embutido para que nem sempre seja necessário gritar pela casa para se comunicar com o aparelho.
A Google Assistente faz diferença?
Ao colocar um assistente virtual na soundbar, a Google mudou o aparelho de categoria. A JBL Link Bar é mais do que um dispositivo para melhorar a qualidade do som da TV. Com a Google Assistente, ela se torna o “cérebro” que comanda outros gadgets ao redor e promete fazer isso de um jeito simples e fluido para o dia a dia das pessoas.
Embora não seja tão inteligente quanto o assistente dos celulares Android, o software será capaz de se equiparar ao do Google Home, caixa de som smart da companhia.
A barra fica sempre ligada e basta falar “Hey, Google” para que comece a executar as tarefas. Ela consegue entender qual aparelho está conectado em cada porta HDMI e fazer a transição entre eles para executar a ação que foi pedida.
Entre os comandos que o assistente instalado na Link Bar entende estão: dar play em um filme na Netflix ou outro aplicativo, voltar o filme alguns minutos, abrir um jogo, colocar uma música de um gênero específico para tocar, pausar e continuar o som, mostrar a agenda do usuário, mostrar como está o clima, entre outros.
A proposta da Google é tornar o processo mais rápido do que usar um controle remoto. A empresa quer que as pessoas conversem com a soundbar e controlem os dispositivos ao redor sem ter que tocar em nada.
É necessário ter outros aparelhos inteligentes para usar a Link Bar?
Não exatamente. Quem quiser quiser ter uma casa smart e não souber por onde começar, poderá optar pela Link Bar. O aparelho vai funcionar em conjunto com outros eletrônicos, como TV (smart ou comum), PlayStation, lâmpadas, entre outros, desde que estejam conectados em uma das portas HDMI. Basta falar com a barra de som e ela se encarrega de desligar e ligar outros dispositivos, além de executar outras ações em cada um.
Quando será o lançamento e qual será o preço?
A JBL Link Bar ainda não tem data de lançamento definida. Durante a demonstração, o representante da Google se limitava a dizer “inverno de 2018” (nos Estados Unidos), ou seja, dezembro deste ano. Também não há indícios de que o aparelho chegará ao Brasil, já que o assistente da soundbar teria que falar português e estar treinado para lidar com os comandos de usuários do país.
TechTudo
Nenhum comentário:
Write comentários