O Google Drive traz várias funções escondidas que podem ser úteis para gerenciar e criar arquivos online. Algumas delas são integradas ao Google Docs, permitindo que todos os seus documentos, apresentações e planilhas estejam sempre sincronizados na nuvem. Os truques incluem digitação por voz, acesso a atalhos rápidos, extração de texto em fotos e muitos recursos que, apesar de ajudar a deixar o trabalho mais ágil no dia a dia, são pouco conhecidos pelos usuários. Confira, a seguir, oito recursos do Drive que você provavelmente não sabia que existem.
1. Adicione plugins
Passo 1. O Google permite adicionar novas funcionalidades a um editor de texto, slides ou planilhas por meio de plugins. Acesse o menu “Complementos”, na barra superior, e selecione “Instalar complementos” para abrir uma loja;
Passo 2. Há vários complementos gratuitos para escolher. Passe o mouse sobre o item desejado e aperte “Grátis” para baixar;
Passo 3. Depois de instalado, o plugin fica disponível para usar no menu “Complementos”.
2. Extraia textos de imagens e PDFs
Passo 1. O Google Drive conta com uma função que permite identificar o texto contido em fotos e PDFs e transformar em um documento editável. Clique com o botão direito do mouse sobre um PDF ou uma imagem e selecione “Abrir com”. Escolha, então, a opção “Documentos Google”;
Passo 2. O arquivo será aberto em uma nova aba. Após alguns segundos de análise, o documento exibirá a imagem original na parte de cima e o texto extraído na parte inferior. Você pode apagar o conteúdo original em JPG, PNG ou PDF e usar apenas a digitalização.
3. Acesse seus documentos mesmo sem internet
Passo 1. Na parte superior da janela inicial do Drive, ao lado da barra de pesquisa, clique no botão com ícone de engrenagem e selecione “Configurações”;
Passo 2. Ative a função “Off-line” para manter no computador todos os documentos, planilhas e apresentações. Os itens no formato do Google estarão sempre disponíveis para edição. PDFs, imagens e arquivos do Office (.docx, .pptx e .xlsx) não são compatíveis.
4. Crie desenhos online
Passo 1. É possível inserir desenhos à mão em documentos, apresentações ou planilhas online do Google. Acesse o menu “Inserir” e selecione “Desenho”;
Passo 2. O Google mostrará um painel de desenho na tela. Use o mouse ou os dedos em uma tela sensível ao toque para desenhar ou criar uma assinatura à mão. Ao final, selecione “Salvar” para inserir o desenho ao documento ou salve em formato de imagem no computador.
5. Trabalhe em tela cheia
Passo 1. O Docs conta com um modo de tela cheia que deixa o campo de texto o maior possível para eliminar distrações. Acesse o menu “Visualização” e selecione “Tela inteira”;
Passo 2. O comando eliminará os menus da parte superior, mas você pode ainda teclar F11 para esconder até a barra de endereços do navegador. Para voltar ao modo habitual, tecle F11 novamente e, depois, ESC.
6. Conheça todos os atalhos
O dia a dia no Google Drive pode ficar muito mais ágil se você souber todos os atalhos de teclado. O serviço mostra todos eles em uma janela única para você por meio do comando Ctrl+/. As combinações são organizadas em seis categorias. São dezenas de comandos para selecionar, acessar e criar pastas e documentos rapidamente.
7. Digite por voz
Passo 1. O Google tem um sistema nativo de reconhecimento de voz que dispensa o uso de complementos. Acesse a função no menu “Ferramentas > Digitação por voz”. Um botão de microfone aparecerá na tela. Clique sobre ele para iniciar;
Passo 2. O navegador irá pedir permissão para acessar seu microfone. A partir daí já é possível começar a falar para digitar sem usar as mãos.
8. Digite frases com atalhos
Passo 1. O Google oferece um recurso que pode deixar a digitação mais ágil na plataforma. Acesse o menu “Ferramentas” e vá em “Preferências” para acessar o recurso em um documento online;
Passo 2. A janela mostrará as substituições padrões que o Google usa para formatar o texto automaticamente, transformando algo como (c) em ©. No entanto, é possível criar suas próprias regras para digitar palavras e frases inteiras. Insira os comandos à esquerda e o texto a ser usado na coluna da direita.
Via TechTudo
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